mocinha

logotipo

luminaria

  • Entrevistas
  • Indique
  • Privacidade
  • Livros
  • Cadastro
  • Home

Dúvidas

  • Costumes Culturas e Mitos
  • Santa Inutilidade
  • Vestibular
  • Tecnodúvidas
  • Biodúvidas
  • Marcas e Invenções
  • Esporte
  • História
  • Sexo Cruel
  • Crônicas
  • Bom Saber
  • Dicas
  • Etiqueta
  • Frases
Sugerir Entrevista
Prof. Dr. Marcelo Cunha
prof dr marcelo cunha g
Por que os olhos das pessoas que trabalham no computador ressecam e ardem?
Já fizeram alguns estudos, colocando uma filmadora na frente de uma pessoa trabalhando com o computador, e de uma secretária que estava escrevendo, vendo papéis, essas coisas. Perceberam o seguinte: em um minuto, quem está na frente do computador pisca 3 vezes menos do que uma pessoa que não está trabalhando nele. A atenção na tela faz a pessoa piscar menos. Piscar menos implica uma menor lubrificação do olho, isto é, sai menos lágrima. Por isso ele resseca e arde. E isso é fato; depois de algumas horas trabalhando no computador, todo mundo fala: "meu olho incomoda, arde".
E pode-se fazer alguma coisa para amenizar o problema?
Para que você tenha conforto, você precisa ter esses lubrificantes oculares, para colocar a cada uma ou duas horas, ou você dá uma pausa, vai fazer outras coisas por um tempo. Ainda, a pessoa pode se habituar, conscientemente, a piscar. Essas são 3 soluções básicas para diminuir o problema de quem trabalha com o computador.
O que mais pode ser feito?
Uma outra coisa importante em relação ao computador é a posição do monitor. A melhor posição, a mais correta, é quando o monitor fica inferior à sua linha de visão. Cada olho tem 6 músculos permitindo seus movimentos. Essa posição, mais ou menos olhando para baixo uns 30, 45 graus é aquela onde dois músculos (músc reto medial e músc oblíquo superior) atuam de uma maneira mais favorável, como se somassem forças, facilitando a leitura. Quando você tem de olhar para frente, isso não ocorre. Lógico, depois de algum tempo nesta posição, a musculatura cansa. Aí vem a dor de cabeça, a sonolência, desatenção...
Como era a cirurgia de miopia antes da operação a laser?
Há uns 12, 14 anos, a cirurgia de miopia (apenas ela) era feita com um bisturi com ponta de diamante. Ela foi desenvolvida na União Soviética, por um russo chamado Fiodorov. E lá, ela não foi feita para se ganhar dinheiro, mas sim porque o governo russo estava gastando muito comprando óculos para a população. Começou-se, então, a pesquisar uma forma de corrigir o grau. Pegaram um sujeito que era um gênio e desenvolveram a técnica, onde você fazia cortes na córnea, isto é, a parte transparente do olho (como se fosse a tampinha do relógio). Os cortes eram radiais, como os de uma pizza. Quanto maior a miopia, mais cortes. Assim, você enfraquecia a parede e a córnea ficava plana, diminuindo o tamanho do olho- o míope é quem tem o olho maior do que o normal.
Era perigoso fazê-la?
Há uns 12, 14 anos, a cirurgia de miopia (apenas ela) era feita com um bisturi com ponta de diamante. Ela foi desenvolvida na União Soviética, por um russo chamado Fiodorov. E lá, ela não foi feita para se ganhar dinheiro, mas sim porque o governo russo estava gastando muito comprando óculos para a população. Começou-se, então, a pesquisar uma forma de corrigir o grau. Pegaram um sujeito que era um gênio e desenvolveram a técnica, onde você fazia cortes na córnea, isto é, a parte transparente do olho (como se fosse a tampinha do relógio). Os cortes eram radiais, como os de uma pizza. Quanto maior a miopia, mais cortes. O grande problema dela é que é uma cirurgia feita manualmente; e quantos cortes fazer, qual a profundidade, etc eram coisas individuais, posto que cada cirurgião tinha a sua experiência. E quando você ia fazer os cortes do lado esquerdo da córnea, era preciso cortar com a mão esquerda, e isso exigia uma habilidade enorme do cirurgião. Fora as complicações todas.
Qual foi a inovação trazida pela cirurgia a laser?
Há uns 10 anos, surgiram as cirurgias a laser. Foi uma grande revolução, pois é um laser especial que trabalha não fazendo esses cortes profundos como na pizza, mas lixa a córnea. Então, o trauma é muito menor. Ela é muito mais segura e pode ser feita com o olho aberto, o que não ocorria anteriormente. Hoje dá para operar os dois olhos ao mesmo tempo. Com o bisturi nunca se fazia isso.
A cirurgia a laser serve para todo tipo de problema ocular?
O laser começou a ser utilizado apenas na operação de miopia. Há uns 6 anos foi desenvolvido para astigmatismo e há 4 para hipermetropia e outras combinações: míope com astigmatismo, hipermétrope com astigmatismo...miopia com hipermetropia não existe, são os opostos. Hoje, portanto, o laser corrige todas essas situações.
Quais são os graus ideais para operar?
No míope, de 1 até 6 graus. Para o hipermétrope, de 1 até 5 e o astigmata, entre 1 e 4 graus. Nessas faixas obtêm-se os melhores resultados. Quanto à idade, legalmente, só a partir dos 18 anos. E, mesmo assim, a miopia tem de estar estável por, pelo menos, um ano. Não se pode operar se ela não estacionou. Idade máxima, não tem. Você pode fazer a cirurgia aos 50, 60, 70 anos. O que a pessoa mais velha não pode, por exemplo, é ter catarata junto com o problema, pois ela altera o grau, conforme a evolução.
O que é a catarata e como funciona o olho?
A catarata é a perda de transparência da lente que tem dentro do olho, atrás da córnea. A lente se chama cristalino, e é como um óculos de 13 graus. Por que existe essa lente? Você vê de longe, a meia-distância e de perto sempre no foco. Isso acontece porque há um músculo em volta dessa lente. Este contrai, contrai muito ou relaxa completamente, fazendo a lente mudar de formato, para deixar a imagem focada na retina. Se eu vejo longe, a lente tem que afinar e o músculo relaxa. Se eu vejo perto, o músculo precisa contrair para que a lente fique mais "gordinha".
O que causa a vista cansada?
Depois dos 40 anos, as pessoas começam a enxergar pouco para perto. Isso se chama presbiopia ou vista cansada. É o terror das pessoas com mais de 40 anos. Por que ela acontece? Porque esse músculo, que está ao redor do cristalino, começa a ficar fraco. Funciona assim. É estranho porque aparece exatamente aos 40, não aos 30 ou 50 anos. Agora, existem algumas pessoas que realmente têm uma capacidade visual boa aos 45, 46, 47 anos.
E qual a relação da miopia e hipermetropia com a vista cansada?
Os míopes enxergam bem de perto e mal de longe. Então, quem é míope, depois dos 40 anos, tira os óculos para ler. O hipermétrope é o contrário: vê muito mal de perto e melhor de longe. Depois dos 40, ele piora muito. A coisa da vista cansada ainda não tem cirurgia. Por quê? O local em que você realiza o procedimento, na córnea, altera tanto para longe quanto para perto. Se eu melhorar para perto, vou piorar para longe, e vice-versa. Vai surgir alguma coisa, mas, por enquanto, não há nada que seja previsível e funcione por um longo tempo.
Como surgiu a lente de contato (intraocular)?
Na catarata, onde o cristalino fica opaco, tirava-se o cristalino e, como eu disse anteriormente, ficavam faltando 13 graus dentro do olho. Então, a pessoa tinha de colocar aqueles óculos conhecidos como "fundo- de- garrafa" na frente. E era uma visão terrível, cheia de aberrações, a pessoa mal conseguia andar. Se ela tinha catarata em um olho só, não adiantava operar, pois ninguém conseguia usar óculos só de um lado. Então foi muito complicado.
E o que aconteceu?
Em 1942, 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, um oftalmologista inglês atendia as pessoas feridas na guerra- soldados, pilotos, etc. Ele percebeu que os pilotos que sofriam bombardeios por terra tinham "vidro" de avião estilhaçado pelo corpo- na verdade não é vidro, mas um plástico super resistente chamado polimetilmetacrilato. Só que, quando esses pedaços entravam nos olhos, não causavam nenhuma reação tóxica, além de ficar lá por meses. Ele então falou: "puxa, quem sabe eu desenvolvo uma lente, com grau, feita desse material, que não seja rejeitada pelo olho humano...". E ele começou a desenvolver. É lógico que as primeiras lentes foram muito grandes e deram mil problemas...esse médico é vivo, ainda.
Nossa, então faz muito tempo...
Isso vem desde 42, 45 ???? até hoje. São 50 anos de desenvolvimento dessas lentes. Hoje existem outros materiais: acrílico, silicone... Essa lente entrava no lugar do cristalino, quando a pessoa tinha catarata. Hoje, existem lentes que entram dobradas no olho. O corte é tão pequeno, que você dobra a lente e ela se abre lá dentro.
O sol pode ocasionar problemas de vista?
Sim, principalmente nos países tropicais, onde os raios solares são mais fortes. Quais são os problemas? O primeiro é uma pelezinha que cresce no canto interno do olho e vai em direção à córnea. Chama-se pterígio. Agora, por que 99,99% dos casos ocorre no canto interno? Porque os raios de sol batem na ponta do nariz e refletem nesta região. Outra coisa: parece que, nos países tropicais, a incidência de catarata é maior, pois neles o cristalino fica opaco mais precocemente. Também é provável que os raios de sol mais intensos provocam degeneração e outros problemas na retina.
Desenvolvido por Intercode