BLOQUEIO
Segundo o dicionário bloquear é: interromper o desenvolvimento de algo; inibir uma ação ou tentar neutralizar o ataque adversário. Chamo de bloqueio tudo ou quase tudo que não conseguimos resolver sem razão aparente. Teria toda lógica do mundo bloquear assuntos traumáticos, dolorosos ou desgastantes. Não é assim que funciona. Simplesmente bloqueia-se e bloqueia-se qualquer coisa. Bloquear é um mecanismo discÃpulo-derivado do medo. E podemos ter medo de qualquer coisa - de consertar o telefone, fazer ginástica, responder um email - de enfrentar aquilo que pode ser a coisa mais boba do mundo, mas que por algum motivo nos incomoda tanto...
O bloqueio tem varias fases. Primeiro ele é detectado, e de alguma maneira encaminhado pelo subconsciente para o departamento " depois vejo o que faço com isso". Durante o perÃodo de latência um pequeno esboço de solução ainda se manifesta: " mas hoje não. Amanhã, quem sabe". Proxima fase: "aceitação do bloqueio", quando este se incorpora conscientemente ao seu dia-a-dia. Aà estamos vivenciando na sua plenitude o bloqueio, convivência harmoniosa que pode durar meses, anos ou ser definitiva. Tudo isso é absolutamente involuntário, claro.
Seria maravilhoso usarmos todo esse mecanismo a nosso favor para "bloquear" maus pensamentos e memórias indesejáveis...
Sugiro um movimento para que o bloqueio seja elevado a categoria das doenças. Assim conseguirÃamos justificar perante aqueles que nos cercam, a verdadeira razão da nossa incompetência, da falta de organização, da morosidade... Tudo isso com o devido respeito e CID (codigo internacional de doenças): Bloqueio - Cid BL 1701.